Meus caros, o assunto "Unificação dos títulos dos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa", torneios da “Era de Ouro” do futebol brasileiro, tem sido destaque em sites, blogs, jornais, e todos os outros os meios de comunicação, com opiniões contra e a favor da unificação dos títulos, vou colocar adiante as duas opiniões e a seguir a minha (opinião):
À FAVOR: muitos defendem a tese de que naquela época, estes torneios (Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa), eram considerados Campeonatos Brasileiros e quem os vencia se sentia um legítimo campeão brasileiros. Também acham que é uma maneira de coroar grandes craques da época, como Garrincha, Ademir da Guia, Tostão, Zito, Piazza, Pepe, Coutinho, e tantos outros. Elencos e craques que jogaram estas competições e comemoraram na certeza de que se tratavam dos torneios máximos do futebol brasileiro, tal qual é hoje o Brasileirão.
CONTRA: os que são contra a unificação dos títulos, garantem que a competição de 71 para cá mudou, pois antes a equipes jogavam em média 5 jogos por ano e se tornavam Campeões Brasileiros, além de que a Taça Brasil só abrangia times do Sudeste, e os times do eixo Rio-São Paulo entravam nas fases decisivas. Garantem que era uma outra época, com a sua importância, mas que simplesmente não pode ser comparada ou nivelada à atual.
MINHA OPINIÃO: Acho que faltou critério à CBF, e estou mais com a segunda opinião, portanto sou CONTRA. Tá certo que os times e jogadores da época que venciam essas competições se sentiam campeões brasileiros, mas cá para nós, era uma outra competição. A Taça Brasil, além de ser um torneio regionalizado, os times de Rio e São Paulo sempre entravam nas fases decisivas.
Portanto, é importante lembrar que aquela foi uma época de Ouro do Futebol Brasileiro e deve ser reconhecida, mas talvez houvesse outra maneira de reconhecer esses títulos, quem sabe a Taça Brasil virasse Copa do Brasil e o "Robertão" aí sim Campeonato Brasileiro, já que participavam mais times de outras regiões. Bom essa é minha opinião, posso estar errado, mas está aí.
Você é CONTRA? Ou a FAVOR da unificação dos títulos da Taça Brasil e do Robertão? Deixe sua opinião...
Falta de critério na CBF
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.
Tottenham, a sensação da temporada
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
O Tottenham Hotspur Football Club é um clube de futebol inglês, com sede no bairro de Tottenham, no norte de Londres - Wikipéda. Esse é o Tottenham, assunto do nosso post de hoje. Os spurs - que significa espora, já que o mascote do clube é um galo - todos os anos gastam fortunas, e a desilusão é inevitável. Desde o final da geração dourada dos 60 que a equipe do norte de Londres não voltou a ser considerada a melhor de Inglaterra. Nem a magnífica geração dos anos 80, com o matador Gary Liniker, conseguiu contrariar a tendência. Pelo mítico White Hart Lane passaram alguns dos grandes jogadores da história da Premier League, de Osvaldo Ardilles a David Ginola. Mas nunca foi suficiente.
Não, este Tottenham ainda não ganhou nada. Mas as comparações com o passado jogam diretamente a seu favor. Há largos anos que a equipe não apresentava um plantel tão bem estruturado e um futebol tão atrativo. Uma equipa onde a garra e raça convivem com o talento e a velocidade, armas nucleares na estrutura tática de uma equipe que rompeu com o monopólio dos "gigantes". Desde o Blackburn da década de 90* e o Leeds United de 2002 que não havia um clube inglês capaz de desafiar o poderio dos quatro grandes, como se estabeleceram ao longo da década. Manchester United, Arsenal, Chelsea e Liverpool pareciam imbatíveis, mesmo para os determinados homens do Aston Villa ou os milhões árabes gastos pelo Manchester City.
Não, este Tottenham ainda não ganhou nada. Mas as comparações com o passado jogam diretamente a seu favor. Há largos anos que a equipe não apresentava um plantel tão bem estruturado e um futebol tão atrativo. Uma equipa onde a garra e raça convivem com o talento e a velocidade, armas nucleares na estrutura tática de uma equipe que rompeu com o monopólio dos "gigantes". Desde o Blackburn da década de 90* e o Leeds United de 2002 que não havia um clube inglês capaz de desafiar o poderio dos quatro grandes, como se estabeleceram ao longo da década. Manchester United, Arsenal, Chelsea e Liverpool pareciam imbatíveis, mesmo para os determinados homens do Aston Villa ou os milhões árabes gastos pelo Manchester City.
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.
Definidos os confrontos da UEFA Champions League e Europa League
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Estamos de volta, com o novo visual do blog. O assunto hoje pela manhã foi o sorteio das oitavas de final da UEFA Champions League e o sorteio da fase 16 avos de final da UEFA Europa League. Os duelos mais interessantes da Champions, envolvem quatro equipes que já se enfrentaram em decisões recentes do principal torneio de clubes do Velho Continente. A atual campeã, Internazionale, reedita a final da última temporada contra o Bayern de Munique, enquanto Arsenal e Barcelona, que decidiram o título europeu em 2006, se enfrentam. Segue abaixo os meus palpites para os time que devem passar para a próxima fase (quartas de final):
Roma x Shakhtar Donetsk
O Shakhtar dominou um grupo que tinha o Arsenal como favorito, vencendo cinco dos últimos seis jogos. O time de Mircea Lucescu vem amadurecendo no cenário europeu e chega pela primeira vez aos mata-matas com um time interessante, com os brasileiros respondendo por boa parte do potencial ofensivo. A Roma, que cambaleou na fase de grupos, terá de fazer um resultado importante em casa se quiser avançar.
Palpite: Shakhtar
Milan x Tottenham
O Tottenham está com um time novo e muito bom. Pode (e para mim, vai) surpreender os Italianos. Bale e companheiros voltam a Milão depois de mostrar, contra a Inter, que são capazes de encarar os gigantes europeus em igualdade de condições. Do outro lado, o Milan mais equilibrado da era pós-Ancelotti conta com um Ibrahimovic em altíssimo nível e com um coadjuvante em ascensão como Robinho, que volta à Inglaterra que tanto fez questão de deixar. Para mim vai pintar surpresa.
Palpite: Tottenham
Valencia x Schalke 04
O retorno de Raúl à Espanha é atração deste confronto. O Valencia pode comemorar o fato de encarar o menos complicado dos primeiros colocados (favorecia-lhe o fato de não poder cruzar com espanhóis Real Madrid e Barcelona), mas precisa corrigir a própria irregularidade. De qualquer maneira, tem se saído melhor do que muitos esperavam quando o clube vendeu nomes como David Villa e David Silva. O jovem Juan Mata tem chamado a responsabilidade e brilhado nas partidas. O Schalke se beneficiou por cair em um grupo sem favoritos absolutos, mas não tem sido muito confiável.
Palpite: Valencia
Internazionale x Bayern
Na temporada passada, as duas equipes faziam a final com a possibilidade de conquistar a tríplice coroa. O cenário agora é bem diferente para Inter e Bayern, que em suas respectivas ligas correm atrás dos rivais e dificilmente repetirão os títulos. Na Champions, o caminho dos alemães teve menos percalços, enquanto a Inter vacilou e deixou escapar o primeiro lugar. O Bayern deve ter Robben, que ficou fora por toda a fase de grupos. Resta saber se os nerazzurri ainda terão Rafa Benítez, que parece ganhar sobrevida com o Mundial. Se tiver menos lesionados que agora, a Inter pode chegar forte mais uma vez. Mas é um dos confrontos de prognóstico mais complicado.
Palpite: Inter
Lyon x Real Madrid
O confronto de maior retrospecto entre os oito sorteados nesta sexta-feira pela Uefa. Antes de 2009/10, os times haviam se cruzado em 2005/06 e 2006/07, ambas na fase de grupos, e com os mesmos resultados: vitória francesa em casa e empate no Bernabéu. Desta vez, no entanto, é José Mourinho quem está no controle blanco, e é difícil imaginar uma eliminação tendo uma equipe tão superior tecnicamente. O grande ponto de interrogação é Kaká, que deve estar logo à disposição do técnico português. Na eliminação contra o Lyon, ele foi um dos personagens, protagonizando uma cena incomum ao sair esbravejando quando foi substituído. Para mim dessa vez a "zebra" não tem vez.
Palpite: Real Madrid
Arsenal x Barcelona
Barcelona favorito frente a um Arsenal que tem se demonstrado cada vez menos propício aos jogos grandes. Os Gunners já sabiam que o destino era provável após a perda do primeiro lugar no grupo, e agora terão de ir contra a lógica para seguir na competição. Com os três finalistas da Bola de Ouro, incluindo um Messi que muitas vezes guarda para a Champions suas atuações mais inspiradas, o Barça hoje é grande favorito.
Palpite: Barcelona
Olympique Marseille x Manchester United
Em um grupo com o Chelsea dominante e o Zilina, o Olympique só precisou vencer um "mata-mata" com o Spartak Moscou para passar de fase. Teve sucesso, mas o buraco é mais embaixo com o United, que está invicto na Champions e na Premier League - tudo isso ainda sem contar com uma contribuição decente de Wayne Rooney. A obrigação é dos comandados de Alex Ferguson.
Palpite: Manchester United
Copenhagen x Chelsea
O Chelsea tirou a sorte grande no sorteio, e só espera chegar a fevereiro em um momento melhor que o atual, que é o mais turbulento da temporada. O Copenhagen fez um ótimo trabalho ao alcançar os mata-matas, coisa que entre os times escandinavos só o Rosenborg havia conseguido, mas não deve ser páreo para os Blues, eliminados nesta mesma fase pela Inter na última temporada.
Palpite: Chelsea
Foram definidos também nesta sexta-feira, todos os confrontos da primeira fase eliminatória da Uefa Europa League. As equipes classificadas na fase de grupos do torneio se juntaram a alguns times eliminados na etapa inicial da Liga dos Campeões.
Um dos principais destaques é o duelo entre o Napoli, que atualmente divide a vice-liderança do Campeonato Italiano com Juventus e Lazio, e o Villarreal, terceiro colocado do Campeonato Espanhol.
Como são muitos jogos (16), o meus palpites estão em negrito.
Napoli x Villarreal
Rangers x Sporting
Sparta Praga x Liverpool
Anderlecht x Ajax
Lech Poznan x Braga
Besiktas x Dynamo de Kiev
Basel x Spartak Moscou
Young Boys x Zenit
Aris x Manchester City
Paok x CSKA Moscou
Sevilla x Porto
Rubin Kazan x Twente
Lille x PSV
Benfica x Stuttgart
Bate Borisov x Paris Saint-Germain
Metalist x Bayer Leverkusen
Como vocês puderam ver a maioria dos meus favoritos a passar tem tradição (como o Liverpool, Man. City, Ajax, etc), ou vieram da Liga dos Campeões (como o Benfica, Braga, etc).
Fonte: ESPN.com.br e Blog do Leonardo Bertozzi
Imagens: UEFA.com
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.
A questão da Mala Branca // Russia e Catar sede das Copas de 2018 e 2022
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
O Campeonato Brasileiro vai se aproximando do fim e como todo ano o assunto "mala branca" volta a ser pauta. Mote para interminaveis discussões de botequim, o ato possui vários sinônimos, como dopping financeiro ou bicho incrementado. Seja como for, a discussão gera polêmica, que perpassa por questões de ética no esporte. Os mais rigorosos dirão que um time jamais deve jogar por um dinheiro além daquele que ganha no seu salário e premiações vindas do seu próprio clube. Que jogar pelo clube tal já é motivação para entrar em campo e dar sangue pela vitória.
Concordo, até certo ponto. Isto porque conheço um pouco sobre a motivação humana e sei que, independentemente de quanto ganha pelo seu trabalho, o sujeito jamais recusaria um incentivo extra para trabalhar melhor, por um determinado objetivo. Na minha opinião, não há problema algum, desde que seja somente um "incentivo" para o time entrar com mais vontade. Crime maior, é ver jogadores de outros times fazerem corpo mole para não ajudar o rival de sua cidade. Aí sim, é um desrespeito com patrocinadores, torcedores e com a tradição do próprio clube. Absolutamente detestável. Agora, quem se fere quando um time entra para ganhar? Quem se sente ofendido quando uma equipe mostra muita disposição para, pelo menos, empatar uma partida?
Concordo, até certo ponto. Isto porque conheço um pouco sobre a motivação humana e sei que, independentemente de quanto ganha pelo seu trabalho, o sujeito jamais recusaria um incentivo extra para trabalhar melhor, por um determinado objetivo. Na minha opinião, não há problema algum, desde que seja somente um "incentivo" para o time entrar com mais vontade. Crime maior, é ver jogadores de outros times fazerem corpo mole para não ajudar o rival de sua cidade. Aí sim, é um desrespeito com patrocinadores, torcedores e com a tradição do próprio clube. Absolutamente detestável. Agora, quem se fere quando um time entra para ganhar? Quem se sente ofendido quando uma equipe mostra muita disposição para, pelo menos, empatar uma partida?
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.
Quem segura o Português?
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Que se ane que acha que o Cristiano Ronaldo é homossexual ou coisas do tipo, o importante é que o Português está voando baixo (tanto na parte física e técnica) nesse início de temporada, e o assunto aqui é futebol, não opção sexual.
CR7 é o artilheiro do espanhol e é um dos que mais dá passes em La Liga. Na Champions League não é muito diferente, o craque fez dois gols hoje e garantiu a goleada de 4 x 0 sobre o Ajax no Amsterdã Arena.
O arquirrival dos merengues, o Barcelona, não fica atrás, vem na cola do líder do espanhol, e mantém a mesma base da temporada passada, comandado pelo ótimo Josep Guardiola. Então sempre é bom ficar de olho.
Deixem seus comentários: QUAL DOS DOIS TEM MAIS CHANCES DE FICAR COM O TÍTULO DA LIGA? E DA COPA DO REI? CAMPEONATO ESPANHOL?
CR7 é o artilheiro do espanhol e é um dos que mais dá passes em La Liga. Na Champions League não é muito diferente, o craque fez dois gols hoje e garantiu a goleada de 4 x 0 sobre o Ajax no Amsterdã Arena.
Mas não é só Ronaldo que está voando, seus companheiros e em geral o Real Madrid está muito bem nessa temporada, Mourinho chegou, acertou a equipe é lider do espanhol, avançou às oitavas da Liga e na Copa da Rei. Benzema vem reencontrando seu futebol nas últimas partidas, Xabi Alonso sempre seguro no meio, Özil provando porque foi contratado, assim como Dí Maria, Marcelo muito bem na lateral, sem esquecer de Kaká que ainda se recupera de lesão e deve voltar em Janeiro.
O arquirrival dos merengues, o Barcelona, não fica atrás, vem na cola do líder do espanhol, e mantém a mesma base da temporada passada, comandado pelo ótimo Josep Guardiola. Então sempre é bom ficar de olho.
Deixem seus comentários: QUAL DOS DOIS TEM MAIS CHANCES DE FICAR COM O TÍTULO DA LIGA? E DA COPA DO REI? CAMPEONATO ESPANHOL?
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.
Assinar:
Postagens (Atom)