Brasil e Argentina dão adeus à Copa

sábado, 3 de julho de 2010

É amigos não foi dessa vez que o Brasil nos trouxe o Hexa. Dunga apostou demais na “coerência”, no “comprometimento”, no “grupo”. Tudo isso é importante. Mas não basta e não bastou. Por mais que transpiração seja fundamental, a inspiração ainda é a grande marca do futebol brasileiro. O ideal é juntar as duas coisas. E não abdicar de uma delas, como aconteceu em 2006.


Montagem choro Brasil


E de certa forma aconteceu agora também…Dunga chegou a dizer, em uma de suas célebres e lamentáveis entrevistas, que não podia falar se 1958, 1962 e 1970 havia sido bom, porque ele… não viu. Nunca procurou se informar sobre Pelé, Garrincha, Tostão, Didi, Rivelino. Como também não podia falar se a escravidão era “tão ruim assim”, porque não havia visto. O desprezo que o treinador tem pela história é curioso – talvez seja reflexo de seu rancor pelas seleções que levaram a bandeira do jogo alegre e, vencendo ou perdendo, são cultuadas até hoje mais que o vencedor time de 1994. Tal mágoa parece nortear os princípios e a maneira como Dunga enxerga as coisas. 


Kaká derrota Brasil jogo HolandaJulio Cesar derrota Brasil jogo Holanda
felipe melo julio cesar brasil falha gol holandasneijder holanda gol brasil

Mas nossa tristeza pode ser amenizada pela derrota humilhante que nosso hermanos sofreram nessa manhã de sábado. A Alemanha avança cheia de moral para as semis, e está carimbado o passaporte argentino, não para a próxima fase, e sim de volta para casa. Adeus, Argentina. Até 2014, se conseguirem a vaga para jogar no Brasil. 


Maradona argentina chateadoMessi Klose jogo Alemanha x Argentina


Para mim Espanha (que se classificou agora pouco) vs Alemanha é uma final antecipada. Do outro lado da chave Holanda vs Uruguai se enfrentam. E agora três dos quatro sul-americanos que restavam foram eliminados, somente o Uruguai se salvou diante de Gana. Para mim Holanda passa e faz a final com a Espanha. Os Espanhois finalmente levam a sua 1ª World Cup para mim. 


Bastian Schweinsteiger comemoração Alemanha
Voltando a falar do Brasil:
Que a Era Dunga, agora passado, seja estudada e interpretada. E que, principalmente fora de campo (porque dentro ele teve seus acertos), não se repita.





Júlio César, Maicon, Luisão, Thiago Silva e Diego Renan; Lucas (Denílson), Hernanes (Ramires), Kaká (P. Coutinho) e Ganso; Neymar (Robinho) e Pato (André). T: Felipão. Ou Muricy. Ou Mano Menezes.
Olhar para a frente, sem esquecer o passado, é sempre animador quando somos brasileiros e estamos falando de futebol.


Felipe Melo entrada Robben cartão vermelho


Feliz 2014, Brasil!


Texto extraído do Blog Carta-Bomba, do André Rizek, sábias palavras é bom que se diga.


Deixem seus comentários!!
É proibido fazer cópias do conteúdo deste blog. Saiba que plágio(copiar) é crime previsto no artigo 184 do código penal Lei 9610.

Nenhum comentário: